terça-feira, 16 de março de 2010

Posso ter filhos após a colocação de prótese mamária?

Esta pergunta é tão frequente no consultório que resolvi escrever sobre o tema.

É importante saber que a prótese de mama nunca é colocada no meio da glândula mamária. Este implante é sempre colocado abaixo da glândula ou ainda abaixo do músculo peitoral em que a glândula está apoiada.

Por esse motivo, a prótese não ficará comprimindo nenhum duto de leite e não prejudicará a formação de leite nessa glândula. Pacientes com prótese de mama podem amamentar normalmente seus filhos após a cirurgia, independente de como e onde a prótese foi colocada.

Da mesma forma que as pacientes sem prótese, durante a gravidez, a glândula vai crescer por causa da formação do leite e, consequentemente, a pele esticará. Após a amamentação e a diminuição do leite, essa glândula voltará ao tamanho normal e a pele pode ter se tornado um pouco flácida.

Se houver queda da mama após a amamentação, existem algumas opções: trocar a prótese por um volume maior a fim de preencher essa pele que ficou sobrando; manter a prótese e fazer a retirada do excedente de pele através de cicatriz ao redor da aréola; ou fazer este procedimento em forma de T invertido, conforme cada caso.

Também tenho obrigação de ressaltar que o silicone serve apenas para aumentar o volume das mamas. Ter prótese mamária não garante que após a amamentação você manterá o aspecto de antes da gestação. Para evitar que a pele estique muito e a mama fique muito flácida, oriento as pacientes a não engordem muito durante a gestação e amamentem por um período de 6 a 8 meses, como já falamos no post Prótese de Mama durante a amamentação.

O importante é que você se sinta bem em todos os momentos da sua vida, não espere a maternidade para realizar um sonho e nem faça deste momento importante uma tortura.

beijos

www.ericamanzano.com.br

segunda-feira, 8 de março de 2010

Cirugia Íntima

Apesar de toda informação e liberdade que conseguimos ao longo dos anos, há assuntos que permanecem ainda como um tabu e poucas mulheres comentam entre si. A cirurgia íntima é um deles.

Um número grande de mulheres possui os pequenos lábios da vulva (parte externa do órgão sexual feminino) maiores do que os grandes lábios. Na realidade, trata-se apenas de um problema estético, mas muitas delas se incomodam com isso e nem sabem que a cirurgia plástica pode ajudar.

A cirurgia é simples, com duração de 30 a 40 minutos, quando se retira uma parte do pequeno lábio, fazendo com que ele fique escondido entre os grandes lábios da vulva. Os pontos são dados com fio especial que não precisam ser retirados e, ao contrário do que parece, a cirurgia não causa muita dor, fazendo com que o pós-operatório seja bem tranquilo e necessite apenas de higiene local.

Apesar de simples, a cirurgia íntima dos lábios tem devolvido a autoestima de muitas mulheres que se sentiam envergonhadas com o aspecto da vulva no momento da relação sexual.

É importante esclarecer que não faz parte da cirurgia plástica a perineoplastia, uma cirurgia realizada em mulheres que tiveram mais de um parto normal e serve para reforçar a musculatura do períneo. Esse tipo de cirurgia é feito por ginecologistas.

Outro procedimento, muito em moda no exterior, é reconstrução do hímen ou himenoplastia, mas no Brasil essa cirurgia é realizada apenas em pacientes que sofreram abuso sexual e querem sua virgindade de volta, por isso é necessário procurar centros com médicos especializados para a realização.

Espero ter esclarecido um pouquinho esse assunto.

Qualquer dúvida me liguem, ou passem lá no consultório.

www.ericamanzano.com.br