quarta-feira, 23 de julho de 2014

Qual a importância da drenagem linfática na cirurgia plástica?


Para começar, vamos entender o que é o sistema linfático. Vasos linfáticos são canais que seguem ao lado das veias “varrendo” as células mortas, retirando o líquido excedente entre as células e ajudando na defesa do organismo.

Quando fazemos uma cirurgia plástica, o local operado recebe muitas e muitas células com o objetivo de iniciar a cicatrização. Elas liberam um líquido que fica retido na região operada. Além disso, resíduos de gordura, sangue ou outros tecidos que podem ser encontrados na região manipulada, devem ser ser retirados pelo sistema linfático.

O problema é que a linfa (líquido que circula dentro desses vasos) caminha muito lentamente, já que não há uma bomba como o coração para impulsioná-la. Por isso o inchaço e o hematoma demoram tanto para serem absorvidos pelo organismo. A contração muscular é o principal fator que ajuda a linfa a se movimentar, e essa é a razão de ser tão importante caminhar logo no primeiro dia de pós-operatório – movimentar os membros e tentar se mover normalmente.

O que fazer para acelerar essa absorção, então? A drenagem (que não é uma massagem como muitos pensam) é uma técnica utilizada por fisioterapeutas para acelerar a velocidade dessa linfa. A compressão da região operada também ajuda nesse “bombeamento”, por isso o uso da bota compressiva (sequel). Este aparelho é utilizado na cirurgia plástica associado à compressão com meia durante a cirurgia e no pós-operatório e cinta cirúrgica.

Orientamos que a drenagem seja feita a cada 2 dias, no mínimo 10 sessões para que haja um resultado efetivo, e que os linfonodos sejam estimulados antes de iniciada cada sessão.

Ficou com alguma dúvida?
Me escreva que vou tentar te esclarecer.

Um beijo


www.ericamanzano.com.br

terça-feira, 1 de julho de 2014

Sou homem, tenho medo de fazer cirurgia plástica


Olá pessoal

Hoje meu assunto é com os meninos. Já faz muito tempo que a cirurgia plástica deixou de ser exclusivamente “coisa de mulher”. O preconceito já era e os homens têm procurado cada vez mais o consultório para dar uma repaginada no visual.

Chega de pensar que eles corrigem apenas orelhas de abano ou narizes desproporcionais. Botox, preenchimento, blefaroplastia e até cirurgia da face estão em alta entre eles. Em estudo realizado na Sociedade Americana de Cirurgia Plástica e Estética (ASAPS), a competitividade no mercado de trabalho é um dos fatores que impulsionam este aumento, já que se acredita que a aparência pode ser determinante na hora de conseguir um emprego, por exemplo.

Algumas cirurgias plásticas são exclusivamente masculinas, como a correção da ginecomastia, em que retiramos o tão indesejado aumento de volume das mamas nos homens. Essa cirurgia pode ou não ser acompanhada de lipoaspiração local.

Falando em lipoaspiração, o número dessa cirurgia em homens tem aumentado horrores. Segundo a ASAPS, entre 1997 e 2013 o número de lipoaspirações aumentou 106% e os homens representam 14% deste avanço. O procedimento é igual ao das mulheres, com a diferença que em homens não podemos deixar uma cintura tão evidente.

Outra cirurgia que fazemos em homens com frequência é abdominoplastia, o procedimento também é o mesmo realizado nas mulheres, com a diferença que a cicatriz nos homens é mais reta, para que fique bem escondida na sunga.

Tanto na lipoaspiração como na abdominoplastia o uso de cinta e a drenagem linfática também são obrigatórios nos homens, mas eles têm a sorte de desinchar muito mais rápido do que nós, mulheres. Isso porque, além dos hormônios femininos ajudarem na retenção de líquidos, os homens têm uma massa muscular maior em relação às mulheres (veja mais detalhes na semana que vem, quando falaremos da drenagem linfática).

Outro segredo dos homens são as próteses de silicone. Eles usam esse recurso no tórax, nos glúteos, nas panturrilhas, nos bíceps e até no abdômen, para simular músculos bem malhados.

Eu particularmente apoio, mas tenho a impressão que sou um pouco suspeita...

Um beijo

Até semana que vem!


www.ericamanzano.com.br