quarta-feira, 6 de maio de 2015

A segurança na anestesia da cirurgia plástica está nas mãos de uma boa equipe

Uma das perguntas mais frequentes no consultório é em relação ao tipo de anestesia que vamos aplicar antes da cirurgia plástica. A anestesia geral tem a característica de causar um sono tão profundo, que o paciente é incapaz de respirar por conta própria. Por isso é necessário colocar um tubo da boca até o pulmão, para que a respiração seja mantida através de um aparelho. Apesar de muitas pacientes se sentirem temerosas com a anestesia geral, o controle dos parâmetros do paciente estão “nas mãos dos anestesistas” nesse tipo de procedimento.

Com relação à anestesia peridural, a analgesia (insensibilidade à dor) não requer que o paciente esteja dormindo. Portanto, para os pacientes da cirurgia plástica ficarem mais confortáveis, fazemos a sedação junto com este tipo de anestesia. Durante a sedação, o paciente respira por conta própria, sem auxilio de aparelhos.

Ao término da cirurgia plástica, ao retirarmos a sedação, o paciente acorda, mas o efeito da analgesia pode ocorrer por horas. Por esse motivo, minha equipe de anestesistas acaba tendo certa preferência pela anestesia peridural, na qual se anestesia apenas região a ser operada.

A anestesia raquidiana (raqui) também precisa do uso de sedação. Mas pouco a usamos em cirurgia plástica, já que só pode ser aplicada na região lombar, a fim de anestesiar o corpo da cintura para baixo.

Gostaria de frisar que qualquer anestesia, quando bem indicada e em boas mãos, pode ocorrer sem problemas. Ela deixa o paciente confortável não só durante a cirurgia, mas no pós-operatório imediato.

É importante que o médico anestesista também faça parte da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e você não deve ter vergonha de perguntar ao seu cirurgião tudo sobre o profissional que cuidará de você durante sua cirurgia.


beijo
Dra. Erica

Nenhum comentário:

Postar um comentário