quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Prótese de mama durante amamentação

Oi Pessoal

Como vocês sabem, atendo a muitas pacientes com desejo de colocar prótese nas mamas. Essa semana, porém, me chamou a atenção o fato de ter vindo ao consultório três pacientes que estavam em fase de amamentação dos seus filhos. Por isso resolvi abrir o espaço desta semana para retirar algumas dúvidas sobre o tema.

Em primeiro lugar, gostaria de defender o aleitamento materno. A criança deve fazer uso do leite da mãe por 6 a 8 meses após o nascimento. Age errado aquela mãe que deixa de amamentar o seu filho para evitar flacidez nas mamas. Enquanto isso, tenho visto mães que dão de mamar à criança até os dois anos de idade, isso é muito prejudicial para a pele.

Vamos entender: enquanto a criança estiver sugando o leite, haverá a produção de hormônios (como a prolactina) que faz com que haja a produção de leite. Após a interrupção do aleitamento, inicia-se a queda dos níveis de hormônio, porém a queda completa dá-se em geral apenas 6 meses da interrupção da amamentação.

Enquanto a produção do leite vai diminuindo, as mamas vão diminuindo seu inchaço, o que faz com que a mãe fique aflita para realizar a cirurgia bem rápido. No entanto, se a cirurgia for feita ainda na fase em que a mama está neste processo de desinchar, o resultado será excelente nos primeiros meses, mas haverá sobra de pele ao término do processo de cicatrização e as mamas podem ficar flácidas de novo. E aí, haja decepção!

Além disso, a colocação da prótese em uma mama ainda com leite aumenta demais o risco de infecção pós-operatória. Não podemos ainda esquecer que o pós-operatório de uma cirurgia de mama exige pelo menos 1 mês de repouso dos braços sem que a paciente pegue peso. Como poderemos cuidar de nosso bebê se estivermos operadas?

Em resumo, oriento às mães que amamentem seus filhos até, no mínimo, o sexto mês, esperem mais 6 meses para que a mama desinche por completo e, só depois, com o filho já com um ano de idade, passem pela cirurgia de prótese ou redução das mamas.

Assim você garante não só o bem de seu filho, como um bom resultado estético da sua cirurgia.

Um beijo e até a próxima semana

www.ericamanzano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário