terça-feira, 13 de maio de 2014

Incisões de prótese de silicone nas mamas. Qual devo escolher?

Antes de qualquer coisa, esqueçam da prótese colocada pelo umbigo. Esta prótese, já não utilizada no Brasil há muitos anos, voltou a ser moda com o programa Dr. 90210, conhecido no Brasil como Dr. Hollywood. Para a colocação desta prótese é feito um túnel do umbigo até a mama e inserida uma prótese vazia. Depois, preenche-se a prótese com soro por meio de uma válvula.

A desvantagem deste método é que esta válvula pode falhar ao longo dos anos e o soro pode vazar, fazendo com que a mama perca volume, e se for só de um lado, também a simetria. Outra desvantagem é que este tipo de prótese só é comercializada com a textura lisa que, como já falamos no post anterior, pode causar contratura capsular precocemente, se comparada com a de cápsula texturizada.

Outro local que não se utiliza mais para incisões é a região das axilas. Neste tipo de incisão se corta a ligação entre as mamas e os linfonodos axilares. Com o corte desta ligação, pode-se deixar de diagnosticar, por exemplo, um câncer de mama, ou averiguar se a doença está avançando ou não.


Em casos em que há indicação para retirada de pele pela aréola, utilizamos a chamada incisão periareolar (ao redor das aréolas). Quando a paciente prefere esse tipo de incisão, mas não há necessidade de retirada de pele, podemos fazer uma incisão em meia lua na aréola. Infelizmente, existe o risco de diminuição da sensibilidade nas aréolas mesmo após muito tempo de pós-operatório.

Por esse motivo, minha incisão predileta é no sulco mamário (aquela dobrinha bem debaixo das mamas). Mulheres com mamas pequenas às vezes não têm o sulco muito acentuado, mas com a colocação das próteses, isso muda, fazendo com que a incisão fique bem discreta, quase não aparecendo quando a paciente está de pé.
 

A cicatriz mede entre 3 cm e 4 cm. Conforme a passagem do tempo, a tendência é que a cicatriz fique mais fina e clara. Além disso, não cortando a aréola, a chance de perda de sensibilidade é bem menor, mais seguro e a cicatriz fica bem discreta.


Qualquer dúvida, me escrevam

Um beijo
Até semana que vem!

www.ericamanzano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário