quarta-feira, 28 de maio de 2014

Posso ver fotos de antes e depois de uma cirurgia plástica?


Depois da popularização da cirurgia plástica, muitas práticas têm sido feitas sem o consentimento dos Conselhos Médicos e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O Conselho Regional de Medicina (CRM) exige que algumas regras sejam cumpridas pelos médicos que atuam na cirurgia plástica. O objetivo dessas normas é proteger não só os médicos que trabalham corretamente, mas principalmente os pacientes.

Portanto, por mais que o médico sem especialização seja competente, não podemos comparar sua experiência com a de um cirurgião plástico que fez, no mínimo, 5 anos de especialização para exercer esta função e que participa obrigatoriamente de congressos para renovar seu título.

Por isso, quando for escolher o profissional para fazer sua cirurgia plástica, verifique se o cirurgião faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, analise sua formação acadêmica, e verifique também se seu médico segue todas as orientações recomendadas pelo CRM. Desta forma, você estará seguro.

Algumas regras exigidas pelo CRM: 


1) É proibido fazer propaganda com preços ou promoções em sites, revistas ou cartazes. Portanto, médicos ou clínicas que fazem promoções em seus sites a fim de atrair pacientes estão em desacordo com essa regra.

2) O médico é proibido de publicar ou mostrar fotos de antes e depois das cirurgias plásticas.

3) Também é proibido não cobrar consulta para avaliação. Esta prática é considerada antiética por tratar-se de concorrência desleal entre médicos.

4) Não pode haver qualquer intermediação financeira entre o médico e o paciente. Ou seja, a negociação e o pagamento, seja ele à vista ou não, deve ser feito entre o paciente e o médico, no seu consultório. Médicos que atendem em clínicas chamadas de intermediadoras estão descumprindo as regras do CRM, pois o contrato não é feito entre o médico e o paciente, mas entre o paciente e a clínica intermediadora. 


5) O cirurgião plástico não pode ser proprietário de clínicas de estética, assim como os oftalmologistas são proibidos de ter óticas.

Mais informações sobre cirurgia plástica na próxima semana.

Um beijo!


www.ericamanzano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário