terça-feira, 3 de junho de 2014

Quero retirar minha cicatriz, doutora!


Quando pensamos em cicatriz, sempre nos vem à cabeça a imagem da milagrosa cirurgia plástica que vai remover, sem deixar vestígios, as cicatrizes tão desagradáveis. Desculpe decepcioná-los, mas não é bem assim que acontece. 

A partir do momento que a pele é cortada, sempre haverá uma cicatriz, que pode se desenvolver de bom aspecto ou não. Uma cicatriz de bom aspecto é aquela cicatriz plana, de cor semelhante a da pele e fina.

Mas por que a cirurgia plástica é tão lembrada quando falamos de cicatriz?

Porque a cirurgia plástica utiliza técnicas para esconder as cicatrizes. As incisões (cortes) podem ser feitas, por exemplo, em dobrinhas naturais da pele que depois de cicatrizadas ficam imperceptíveis. Ou podemos esconder as cicatrizes em regiões não tão expostas do corpo.

Um bom exemplo é a cicatriz da cirurgia do rosto, que é posicionada atrás das orelhas e na região do couro cabeludo; ou a cicatriz da abdominoplastia, na região que pode ser escondida com o biquíni.

Nos casos em que é impossível esconder a cicatriz, podemos apenas melhorar seu aspecto. Retiramos a cicatriz feia ou muito larga e refazemos a sutura com pontos de fios especiais para que a cicatriz fique mais fina o possível. Pomadas, cremes, curativos especiais e placas de silicone também são utilizados pela cirurgia plástica para que o aspecto final seja o melhor possível.

Devemos lembrar que inicialmente toda cicatriz é avermelhada e tem melhora do seu aspecto com o passar do tempo. Assim, cicatrizes mais velhas têm melhor aspecto do que as recentes.

Para saber mais sobre o tema, leiam o post Medo de queloide e cicatriz na cirurgia plástica

Qualquer dúvida, me escrevam

Beijinhos

www.ericamanzano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário