quarta-feira, 30 de abril de 2014

Acabei de ter filho. Posso fazer uma cirurgia plástica?

Frequentemente recebo pacientes no consultório com bebês de dias de vida querendo fazer uma cirurgia plástica, geralmente lipoaspiração ou prótese de mama. Vou explicar porque isso não é recomendado.

Durante a gestação e a amamentação, o organismo da mulher é bombardeado por hormônios que, entre outras coisas, causam inchaço em todas as partes do corpo. Esses hormônios começam a se normalizar por volta de seis meses após o término da amamentação. Só então o leite seca e o inchaço vai embora, fazendo com que a mama tenha uma queda natural.

Algum tempo atrás, havia uma moda de realizar a abdominoplastia juntamente com o parto cesariana. Outros casos comuns são mães que procuram o consultório ainda em amamentação. Mas vejam que isso não é apropriado, se fizermos a cirurgia plástica ainda com as mamas cheias de leite, elas sofrerão uma queda após alguns meses da cirurgia, sendo necessário um novo procedimento para correção.

Além disso, mesmo sem amamentar há poucos meses, as mamas ainda contêm leite, o que pode causar infecção no pós-operatório, já que leite é uma ótima fonte de proteína para as bactérias.

Em nenhum momento estou dizendo para a paciente não amamentar e antecipar a data da cirurgia plástica, muito pelo contrário. Eu recomendo que as mães curtam o seu bebê, os amamentem e, quando a criança estiver maiorzinha, aí sim, a cirurgia plástica pode ser feita com mais segurança e com melhor resultado.

Tem mais informações relacionadas a esse assunto em Posso ter filhos após a colocação de prótese mamária?.


Até a próxima semana.
beijos


www.ericamanzano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário