terça-feira, 22 de abril de 2014

Minha filha adolescente quer fazer uma cirurgia plástica. Devo proibi-la?

Mamães de plantão, não fiquem desesperadas. Primeiro vamos saber de que tipo de cirurgia se trata. As cirurgias reparadoras (como a de orelha em abano, por exemplo) podem ser feitas ainda na infância. Portanto, adolescentes estão aptos a fazer esse tipo de cirurgia sem problemas.

Exige-se maior cuidado quando se trata de mamas, seja uma mamoplastia de aumento, com prótese de silicone, ou mamoplastia para redução do volume. Nestes casos, o que mais vale não é a idade da paciente, mas como está seu desenvolvimento do ponto de vista fisiológico e hormonal. Hoje em dia, muitas meninas menstruam cedo, por volta de 9 ou 10 anos. Portanto, quando atingem a adolescência, com seus 16 ou 17 anos, já têm o corpo totalmente formado, com maturação uterina e das mamas completa. Dessa forma, não existe contraindicação para que seja feita a cirurgia plástica.

Mas nem sempre é assim, muitas meninas nessa idade apresentam-se sem maturação, ou seja, o corpo ainda está se desenvolvendo e é possível que as mamas ainda cresçam até os 18 anos. Nestes casos, a cirurgia plástica não é prejudicial, mas acaba não tendo o efeito desejado ao final da maturação. Em alguns casos acaba sendo necessário operar outra vez para a retirada de excesso de volume.

É sempre bom consultar um ginecologista ou um endocrinologista antes de procurar um cirurgião plástico. Esses profissionais vão avaliar com maior precisão o nível de desenvolvimento em que a adolescente se encontra. Assim, a cirurgia pode ser feita com menos riscos e o resultado vai ser mais duradouro.

Qualquer dúvida, já sabem, estou todas as quartas no consultório.



www.ericamanzano.com.br

4 comentários:

  1. Dra Erica , você sempre será inesquecível na minha vida, muito obrigada , me sinto completa, ao me olhar me sinto muito mais mulher ao me olhar no espelho e ver que tenho meus seios , como sempre sonhei . Muito obrigada por tudo e todo carinho, beijos no coração .Cinthia Fabricio .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia, vc que é uma fofa. Fico feliz que vc tenha gostado . Um beijo grande. Dra Erica

      Excluir
  2. Doutora Érica você é fantástica, sempre te admirei desde a 1ª consulta, e hoje tenho ainda mais admiração, pois entreguei meus sonhos na suas mãos , e você o realizou como sempre sonhei!! Agora amo ainda mais meu corpo!!! Obrigada por tudo, e sempre acompanho o que escreve viu!! Beijãooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla, me acompanhe sim, faço isso pra vcs. Fico feliz que vocês fiquem satisfeitas . Um beijão

      Excluir